segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Recuperar Madeiras: Portas e Janelas

As madeiras conferem um ambiente acolhedor a uma casa, desde que bem tratadas.

No nosso caso, todas as portas e janelas são em madeira, e com os anos e pouco utilização acabaram por se denegrir (incharam, a tinta estalou).

As portas em pinho foram substituídas pelas originas, mas não as aduelas, o que nos deixou esse problema. A Aduela original era branca e a porta cor-de-pinho, e a combinação não resultou nada bem…

A solução encontrada, passou por limpar todas as portas, e aplicar-lhes verniz Bondex, ficaram como novas, e em relação às aduelas, decidimos pintar. Comprámos tinta para madeira em tons de castanho/madeira e aplicámos com um pequeno rolo e pincel. Deu logo um aspecto mais moderno. Uma outra solução, da qual só me lembrei depois foi papel autocolante, já vi que há alguns a simular a textura da madeira e de fácil aplicação.

Num dos quartos, que utilizamos como escritório, existe um roupeiro embutido, também ele em Madeira. Neste caso, optei também por pintar o interior, depois de lixá-lo bem, forras as gavetas e aplicar também Bondex nas portas.

Em relação às janelas, ainda não consegui avançar muito… mas o plano é lixá-las e aplicar um esmalte para madeiras. Estou inclusive a pensar mudar a cor J

E assim aqui ficam mais umas dicas se estiverem a passar pelo mesmo!

1 comentário:

Elisa e Nati disse...

Olá. Também estou a recuperar uma casa mas a cor que escolhemos para pintar as portas não está nada parecida com o que estávamos à espera!! Pode dizer-me que cor foi essa que escolheu (castanho/madeira)?
Já agora, tivemos de acrescentar portas de pinho novas ao móvel de cozinha que já tínhamos. Mas agora a cor das portas novas é muito mais clara do que as antigas. Sabe dizer-me como as poderei escurecer? Obrigada